Google Adwords é o instrumento do Google voltado para a publicidade. É a partir deste dispositivo que se torna possível gerenciar e configurar qualquer tipo de anúncio. Por ali, também é possível delimitar uma série de requisitos que indicará para quem seu anúncio será exibido, como idade, sexo, região geográfica, escolaridade, entre outros.

Os anúncios do Google Adwords são exibidos através de palavras-chaves, que serão encontradas por meio de robôs de buscas que encaixarão a relevância da busca do usuário para aquele anúncio em particular. Essa relevância também pode ser determinada pela quantia que o cliente paga (se paga mais ou menos para ser exibido para um grupo específico de indivíduos) e o volume de buscas (para quantas pessoas deve aparecer). Desse modo, quanto maior for o volume de buscas que coincidam com a sua palavra-chave, maior será a chance de que seu anúncio venha a ocupar a primeira posição entre as buscas mais feitas.

Qualidade, leilão e relevância são três pontos fundamentais que podem possibilitar que seu anúncio chegue ao topo das buscas. Todos os anúncios são cobrados de acordo com a quantidade de cliques que eles recebam ao longo do tempo que fiquem expostos. Cabe a você, o cliente, definir quanto deseja pagar por cada clique.

Essa é a ferramenta conhecida como lance, que é chamado pelo Google como modelo de pagamento de leilão. Assim, quando se cria um anúncio de um produto ou de uma empresa, é possível definir qual será o lance inicial da campanha. Cada passo que deve ser cumprido para que o anúncio seja veiculado corretamente são explicados detalhadamente pelo Google Adwords. Não há o que se preocupar.

A palavra-chave é aquela frase ou palavra que irá definir se seu anúncio aparece ou não para cada indivíduo. É a partir dela que o Google irá determinar a relevância do seu anúncio para a busca específica daquele sujeito. Além disso, outro ponto importante de salientar, é o fato de que o Google também faz uma avaliação da qualidade da propaganda feita. Ele atribui notas que vão de dez, o máximo, até zero, o mínimo. Entre os pontos que fazem uma propaganda ter uma nota alta estão a taxa de cliques, a qualidade da página para qual a audiência foi direcionada após o anúncio e a importância do anúncio em relação a frase ou a palavra chave.